C.E. Nº 298/GAF/SAI_CMO/2020/4657- Construção da ciclovia empresarial - Projeto da ciclovia empresarial da Quinta da Fonte e Lagoas Parque

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Esta obra pretende criar um corredor de ligação entre a estação de caminho-de-ferro de Paço de Arcos e os Parques Empresariais da Quinta da Fonte e Lagoas Parque, para utilização de bicicletas.

ciclovia empresarial 02

Está previsto criar um corredor seguro, confortável e eficiente para utentes de bicicletas e peões, entre a estação de caminho-de-ferro de Paço de Arcos e os Parques Empresariais da Quinta da Fonte e Lagoas Parque.

Estes dois polos de emprego são dois geradores significativos de deslocações, sendo que a vasta maioria é feita em Transporte Individual. A estação de caminho-de-ferro de Paço de Arcos é o serviço de transporte público pesado mais próximo que serve estes dois polos.

Este corredor, para além de beneficiar os dois mencionados Parques Empresariais, serve também zonas residenciais e de emprego ao longo da Estrada de Paço de Arcos e Estrada de Oeiras. Este percurso serve a população residente no núcleo central de Porto Salvo e a de Paço de Arcos. Permite facilitar as deslocações a pé e de bicicleta por estas duas localidades, facilitando a ligação destas ao Oeiras Parque, Auchan (grandes superfícies comerciais) e a outras zonas de empresas e escolares, promovendo a mobilidade suave no que diz respeito aos movimentos pendulares, quer de trabalho quer de estudo, que aconteçam nesta envolvente.

Para encorajar o uso da bicicleta e do andar a pé de forma segura e confortável, no desenho do traçado considerou-se sempre as linhas de desejo dos peões e ciclistas, garantindo a sua segurança, principalmente nas interseções. Evitou-se por isso excessivos desvios que implicassem maiores distâncias percorridas e percursos pouco naturais entre os destinos desejados.

A maior parte dos sinistros e atropelamentos sucedem nas interseções, por isso houve particular cuidado em reduzir as velocidades dos veículos automóveis de modo a que o atravessamento de peões e ciclistas se faça em segurança.

Parte do investimento inclui medidas de acalmia de tráfego para assegurar a segurança e conforto dos peões e utentes de bicicleta ao longo do corredor.

 

NOTA: A cor do pavimento simulado aparece verde, no entanto a cor definida no projeto e a executar em obra será amarela.

Designação: Ciclovia empresarial -Estação Ferroviária Paço de Arcos ao Lagoas Park-Estrada de Cacilhas

Valor da Obra:                  1.468.263 €

Inicio da Obra:                  Fevereiro de 2020

Prazo:                                  270 dias

 

Homepage
Back to Top