Festas do Senhor Jesus dos Navegantes de Paço de Arcos 2019

Mais uma vez Agosto vê chegar a Paço de Arcos as Festas em honra do Sr. Jesus dos Navegantes. De tradição centenária, as mais antigas festas do concelho de Oeiras, são um exemplo de comunhão perfeita entre raiz religiosa e caráter profano e popular, que voltam a celebrar, a identidade única que os habitantes de Paço de Arcos ao longo dos séculos foram construindo. Entre 23 de Agosto e 1 de setembro, o Jardim e a Vila de Paço de Arcos acolhem os festejos e celebrações religiosas naquela que é apelidada pelos seus habitantes como “a mais charmosa vila de Portugal.”

Com uma programação pensada para todos, a animação cultural e recreativa oferece aos públicos de todas as idades motivos para uma inesquecível visita. Este ano, trabalhamos para que a oferta fosse ainda mais diversificada e apelativa. Na gastronomia a variedade é enorme. Do algodão doce, ao pão com chouriço, das tradicionais farturas aos pratos regionais, todos encontram uma sugestão deliciosa para um jantar de amigos ou uma refeição leve depois de um dia na praia ou no trabalho. Nos divertimentos, os carrosseis fazem a alegria dos mais pequenos, enquanto no espaço do ringue acontecem atividades de carater lúdico. À noite vamos ter espetáculos ao vivo durante as 10 noites das Festas, nas áreas da World Music, Rock, Música Popular, Fado e Dança.

Contudo, estes são também dias de homenagem, lembrança e agradecimento. Ao primeiro mordomo destas Festas, Patrão Joaquim Lopes, homem que tantas vidas resgatou ao mar com permanente bravura e dedicada abnegação. Nunca ausente da memória dos Paço D’Arcoenses, dedicam-se também estes festejos a este herói nacional. Da preservação da tradição, à inovação, à celebração da infância e da juventude, as Festas do Senhor Jesus dos Navegantes acolhem todos os que nos visitam com a certeza de aqui vão passar momentos de celebração e diversão.

Agradecemos ao Município de Oeiras, à Paróquia de Paço de Arcos, à Sogapal, ao Simas, aos Bombeiros Vol. de Paços de Arcos e a todos quantos colaboraram na organização deste evento.

Convidamos todos a viver estas Festas: elas são de todos e para TODOS. 

Madalena Castro
Presidente da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

 

Consulte aqui o programa integral festivo e religioso

Homepage
Back to Top