Comemorações do 25 de Abril no concelho de Oeiras

Começaram com o tradicional Hastear das Bandeiras, junto ao edifício dos Paços do Concelho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Executivo Municipal e da Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Elisabete Oliveira.

Seguiu-se a Cerimónia Comemorativa do 47º aniversário do “25 de Abril de 1974”, que teve lugar em Caxias, junto da peça escultórica evocativa da libertação dos presos políticos da Prisão de Caxias, perto da Quinta Real de Caxias. Este momento solene foi marcado pelas intervenções da Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Elisabete Oliveira, e do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

A Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras dirigiu um agradecimento “a todos – civis e militares – que direta ou indiretamente se empenharam na construção da democracia e da liberdade”.

“A luta pela liberdade e contra as desigualdades sociais e o trabalho pelo bem-estar geral da comunidade não se esgotaram naquele dia memorável do 25 de Abril de 1974. Foi só o início do trabalho pelo bem comum”, referiu, por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, tendo destacado a importância do poder local no desempenho deste trabalho fundamental.

“Sem a ação dos autarcas portugueses, o último ano teria sido muito mais difícil. É assim que sentimos o papel do poder local e dos autarcas. Sempre presente”, sublinhou, a salientar que o Município “enfrentou e enfrenta esta pandemia com lucidez, tranquilidade e celeridade”, com estratégia e capacidade económica. “Ter estratégia na normalidade, permite-nos estar mais fortes nas emergências”, referiu Isaltino Morais a sublinhar o trabalho rigoroso que viabilizou o apoio aos munícipes em situação de carência e fragilidade, ao SNS e às instituições do concelho, e um valor atribuído pelo município em apoios sociais desde o início da pandemia que ultrapassa já os 12,6 milhões de euros.

 IMG 20210426 200600 882IMG 20210426 200600 843

Homepage
Back to Top